quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Safira confiante


A Safira revela-se a cada dia. Aos poucos vai ganhando confiança em nós e mais importante de tudo nela própria. A Safira revelou-se desde o primeiro dia em que a vimos uma cadela medrosa e reluctante em fazer o que quer que fosse à nossa frente. Bastava falarmos um bocadinho mais alto e ela agachava-se logo e fugia para a cama dela.
Ficamos logo com a nítida sensação que a Safira tem um historial de repressão de comportamentos. Nas sessões de treino isso é mais evidente, porque a Safira simplesmente não "oferece" comportamento nenhum, senta-se e olha para nós com a cabeça para baixo.

Mas isso era antes, em pouquíssimo tempo já se notam diferenças e ela começou a aperceber-se que eu e o Nuno nunca reprimimos nada do que ela possa fazer. Se a apanhamos a fazer algo que não queremos (como comer comida do gato, por exemplo) limitamo-nos a silenciosamente retirar a comida dos gatos do chão e a reforçar quando ela se deita na cozinha no tapete. Ultimamente a Safira entra na cozinha e deita-se no tapete da cozinha imediatamente.

Outro aspecto interessante são os passeios na rua. A Safira no início recusava-se a ir à relva e caminhava sempre reluctante. Hoje já puxava na trela que nem um tractor e queria correr cheirar tudo e todos sem medo. Apesar de não querermos incentivar o puxar na trela eu e o Nuno queremos acima de tudo que ela aprenda a confiar em nós e voltar a ser cão de novo. Não vamos reprimir nada e incentivar tudo o que crie na Safira a autoconfiança que queremos e tão necessária para podermos treinar comportamentos complexos como abrir portas, por exemplo.

Deixo aqui um vídeo da vitória que foi conseguirmos capturar um comportamento (esperar que o cão voluntariamente ofereça um comportamento e reforça-lo continuamente de forma a tornar-se um comando). O comportamento que ela ofereceu foi levantar a pata. Eu clico com o MannersMinder um aparelho que permite clicar com controle remoto e larga as recompensas automaticamente. Ela aprendeu a responder ao som do instrumento e ir buscar a recompensa dela quando esta cai na prateleira. Como não uso comida para induzir o comportamento podemos ver como ela entende realmente o que é que faz com que eu clique.

Os treinos da Safira são curtos (10 a 15 mnts) duas ou três vezes por dia e usamos a ração dela. Ela nunca come do pote, fazemos com que a Safira trabalhe para ganhar a comida dela :D

Lambidelas a todos da Safira.





4 comentários:

nadea disse...

Que boas evoluções Safira :)

Aos poucos vais mostrando o teu verdadeiro eu.. confia na Cláudia e no Nuno, eles são os teus donos, que te amam e mima muito, eles merecem querida!

Obrigado mais uma vez por tudo o que fizeram e fazem pela Safira, vocês são únicos!

Força Safirocas, não demora muito estás a abrir portas! quem sabe um dia quando te for ai visitar não me abras a porta a mim.. ;D

Tucha Maria disse...

Sabem que eu mostro este blog a toda a gente????
É um exemplo excepcional do que eu sempre afirmei - não há cães perigosos - há sim DONOS PERIGOSOS!!!!

Safira, és um espectáculo!!!!!!!!!!!!!
Beijos para ti meu docinho
Sofia

Just Agility disse...

coitada tem de trabalhar :)

esta simplesmente excelente ... grande trabalho , muitos parabens

Safira é um exemplo a seguir

Just Agility disse...

Grande trabalho

A Safira continua a demonstrar a magnifica cadela que é

parabens a todos ...esta excelente