sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Safira e os gatos - desensitização

Aqui fica um vídeo do programa de desensitização que estamos a fazer com a Safira e os gatos. Começamos por fazer sessões curtas mantendo a Safira e os gatos a uma distância considerável um dos outros. Usamos o clicker para marcar comportamentos calmos e controlados e reforçamos esses comportamentos com pedaços de queijo (que os 3 parecem adorar). Á medida que os três vão criando uma associação positiva, vamos encurtando as distâncias e neste momento já conseguem estar os três bem perto uns dos outros. Á Safira eu vou pedindo uns sentas porque é um comando que ela conhece bem e como tal ela responde positivamente.

Continuamos o trabalho, lentamente e iremos colocando notícias e desenvolvimentos.

Apesar de parecer promissor nunca deixamos a Safira e os gatos juntos sem supervisão.

Assim começamos o ano.

5 comentários:

nadea disse...

Que meninos tão bem comportados! O que eles não fazem por um bocadinho de queijo :P
Óptimo trabalho!!
Que assim continue, e pode ser que daqui a nada já os vejamos a brincar todos juntos, sem ser preciso o queijinho na mão :)
Safira, menina linda, porta-te bem com os gatinhos!! (sim Sra., no video pareces uma lady :D)

Tucha Maria disse...

Ai Safira linda, a minha pulga electrica não faz nem metade...
Linda!

Ágata disse...

Adorei!!
Aqui em casa não temos gatos e as meninas são bem comportadas (depois do adestramento é claro), optamos pelo adestramento não convencional, e adoramos os resultados, elas continuam mto dóceis e brincalhonas, mas agora conseguimos controla o comportamento ruim adquirido com o nosso mau comportamento...
Bjus

Mariana disse...

Tenho muita pena, mas não consigo abrir o link para o vídeo. Também já tentei através do link sugerido no Google, mas diz que não encontra ou que não me é permitido acesso... Gostaria muito de o ver, uma vez que estou com um problema do género. A minha gata, de 7 anos, não aceita a minha cadelinha, de 2 meses, e até já a arranhou, num curtíssimo momento de distração da minha parte. Adoraria ter mais informações acerca do método de desensitização, para melhorar o relacionamento entre elas.
Adoro os seus blogues, são muito instrutivos e torna-se mais fácil o treino "caseiro".

Claudia Estanislau disse...

Mariana,

Tente entrar no meu canal do Youtube e procurar pelo vídeo nos meus videos (faça mostrar todos) o link para o canal é este

http://www.youtube.com/user/claudiahoyle

Se não conseguir mesmo assim, diga-me que eu trato de lhe enviar o vídeo por e-mail se necessário fôr. Aconselho-a a ir ao fórum da escola www.itsallaboutdogsforum.net e colocar lá a sua questão, para podermos aconselhá-la melhor.

Cpts Cláudia