sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Safira não mora no Bairro da Bela Vista

Esta peça passou ontem dia 04 de Outubro na RTP.

A jornalista Patrícia Lucas manipula a informação que adquiriu do Dr. Ian Dunbar (mal ele nem eu sabendo que ia sair esta mixórdia) e o que temos no fim é apenas um sensacionalismo pateta, sem qualquer informação factual credível ou sequer útil. As pessoas entrevistadas pouco ou nada disseram precisamente porque não lhes foi dada a possibilidade, a informação é escassa, embora os longos minutos de exploração da desgraça humana seja o principal focus.

Nisto tudo ninguém fala sobre métodos de treino, nem sociabilização, nem educação dos cães, nem da importância do exercício físic ou mental, nem do que podem provocar ataques, não fazem prolifaxia fazem histeria!

O que se pretende com esta peça? Dizer que os pit bulls moram todos no bairro da Bela Vista. Onde estão as centenas de Safiras por este país fora?

Nem um único Pit Bull aparece no seio da sua família, bem treinado. Não é dada a oportunidade a nenhum treinador, nem ao que aparece na peça de explicar a importância do treino e duma sociabilização atempada e segura para os cães. Nem um único especialista aparece a explicar os porquês e a tentar clarificar como podemos dismistificar o estigma da raça aliada aos acidentes.

Aparece um dos maiores especialistas de comportamento e treino canino, o veterinário Ian Dunbar e a tradução do que ele diz induz o espectador em erro, cara jornalista, não é sociável, é sociabilizado!

Fica o vídeo no blog da Safira porque onde mais poderia ir? Por favor dêem voz aos pit bulss, e a todos os cães que não a têm para se defender e enviem um mail para provedor.telespectador@rtp.pt nem que sejam duas ou três linhas para que este saiba que esta "peça" é uma que não retrata de todo a realidade, não esclarece quanto ao que chamamos de raças potencialmente perigosas, nem tão pouco serve qualquer propósito a não ser causar o pânico irracional.

A Safira agradece! REPORTAGEM

3 comentários:

Veterinices disse...

Hoje em dia os media desinformam mais do que informam...

nadea disse...

Não existem quaisquer palavras que possam exprimir o que sinto, após ver a dita reportagem... pela Safira, pela raça da Safira, por todas as "Safiras" espalhadas por aí, fiquem completamente enojada com o tipo de jornalismo que se continua a fazer por aqui.

Desculpa Safira... por mais que lutemos, parece que continuam sem nos querer ouvir!

Mas até ao fim, estaremos cá por ti, sempre! e por todos os da tua raça.

Um forte abraço, princesa <3

lds disse...

Também reparei nesse "erro" de tradução na legendagem. E esse erro não é fortuito. É sintomático da ideia de um cão é ou não é sociável pelo seu carácter, pela sua natureza, pela sua "genética"; isto é, a ideia muito enraizada de que o temperamento, comportamento, e tudo o resto já vem indexado ao cão, e já nada há a fazer... Isto é errado em qualquer aspecto; mas no que respeita à "sociabilidade", mais do que errado, é estúpido, uma vez que é gritantemente óbvio que a socialização/sociabilização não faz parte do carácter intrínseco do cão, mas da sua experiência.