sábado, 7 de março de 2009

Exercícios com a bola

Estamos a ensinar a Safira a fazer os exercícios que temos praticado em casa, em ambientes diferentes e com motivadores diferentes. Neste caso pedimos-lhe vários comportamentos num parque de estacionamento, tendo como reforço a bola dela. Ainda temos que limar arestas, mas ela já faz muita coisa, se se lembram há uns tempos atrás o deita, por exemplo, na rua e tendo a bola como recompensa, teve que ser feito como no início (comida na mão, agachando-me até baixo) agora vejam com ela evoluiu.

Tudo isto conseguido sem um único aversivo, sem gritos, nem estranguladoras, nem coerção física, tudo pura e simplesmente brincadeira, diversão, consistência no treino e acima de tudo cooperação entre nós e a Safira.

A Safira, mesmo vinda da rua com um historial desconhecido e estando connosco apenas há 2 meses, mostra-nos todos os dias nas palavras do Nuno:
"Não é a raça dela que é potencialmente perigosa, mas sim a que está potencialmente em perigo".



3 comentários:

Sara Favinha disse...

Cláudia, muito legal o vídeo, parabéns! Ela está cada vez mais fofa!

Tucha Maria disse...

Ai Safira,
Estas imagens já me fizeram chorar - quem te viu miuda...
E agora quem te vê!!!!!!!!!!!!!
Tu és uma menina de sorte, umm exemplo para nós humanos - aprendamos tod@s contigo a superar as nossas dificuldades e desgostos... Mas nós humanos não temos esta capacidade que vocês seres magníficos têm.
Beijos grandes

nadea disse...

Sem palavras.. MAGNIFICO trabalho o desenvolvido pela Safira e por vós!:D
Este vídeo revela bastante a relação que vocês foram construíndo durante estes dois meses.. se alguem alguma vez teve alguma dúvida que vocês encaixavam na perfeição, desengane-se.. uma verdadeira equipa, um saber estar, comportar-se, um gosto por aprender, por obedecer, por interagir.. parabéns pelo excelente trabalho! ;)

As saudadinhas apertam.. mas é nestes momentos em que vejo a felicidade da Safira que essa mesma felicidade me conforta, e me deixa feliz por ela.. e por vocês :)

Beijinhos e um abraço forte para todos.