terça-feira, 10 de março de 2009

Comportamento de Abrir

Agora que o comportamento de fechar já se vai generalizando para portas e gavetas mais pesadas, em vários locais, é hora de começar a ensinar o comportamento de abrir.
Para isso comecei por ensinar a Safira a segurar algo na boca. Ainda estamos a trabalhar nesse comportamento, mas já o tempos suficientemente seguro para que ela pudesse pegar no pano e puxar. Outro comportamento que lhe ensinei foi a andar para trás de forma a que ela pudesse estar ciente da necessidade de usar este movimento para abrir gavetas e/ou portas. Sendo assim usamos uma cadeia de comportamento e temos a Safir a segurar no pano e a andar para trás puxando-o e fazendo com que a gaveta abra.
Comecei por clicar pequenos esforços, tal qual com os comportamentos de fechar as gavetas e vou aumentado o grau de dificuldade.
Deixo um vídeo do trabalho que temos feito com ela.



2 comentários:

Tucha Maria disse...

Safira,
Eu adoro vir saber de novidades tuas!!! Acredita que me alegra os dias!!! Tu e os teus donos são simplesmente fantásticos!!!!!!! Ai miuda, és um exemplo puro de que perigosos somos nós os de 2 patas que tanto mal fazemos a meninos como nós!!! Chego a ter vergonha da minha raça... Mas depois vejo seres humanos como os teus donos e volto a acreditar - deve ser por isso que me faz bem aqui vir!!!
Mil beijos e obrigada pelo bem que me fazem!!!!!

nadea disse...

Que evoluções Safira.. que espectacular equipa que vocês formam!
Os exercícios são belíssimos, e tu desenvolve-los de uma forma extraordinária querida.. sempre com o rabinho "a dar a dar" de contentamento e de felicidade por estares a fazer algo perto das pessoas que mais gostam, perto de quem te fez crescer muito e aprender.
São de facto estes pequenos momentos que nos proporcionam felicidade e que demonstram onde se encontra efectivamente a raça "pontencialmente perigosa".
"Eu temo pela minha espécie.. quando penso que Deus é justo" --> cada vez mais esta frase faz sentido!
Continua assim "minha" princesa! ;) Parabéns pela evolução e excelente trabalho, tanto a ti como aos teus magnificos donos!! :D